Notícias - Desenvolvimento Social
Governo Municipal lança projeto “Tocar Guajeru”
Desenvolvimento Social - 27 set 2013

Projeto oferecerá aulas de violão a crianças e jovens guajeruenses entre 09 e 16 anos.

Primeira turma já teve as aulas iniciadas nesta semana. Foto: ASCOM/Guajeru.

Em um evento realizado na última terça-feira, 24, no Cine Teatro Glauber Rocha, em Guajeru, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, lançou o projeto “Tocar Guajeru”. O projeto, que surgiu da necessidade em atender as famílias guajeruenses em situação de vulnerabilidade e risco social é uma idealização do atual prefeito Gil Rocha e atenderá principalmente a crianças e adolescentes.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social de Guajeru, Marta Lima Rocha, o “Tocar Guajeru” é uma ação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e, nesta perspectiva, é um benefício de proteção social básica realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, em conformidade com seu ciclo de vida. Além disso, pretende diminuir e/ou amenizar os diferenciados tipos de preconceitos, principalmente os ligados diretamente às questões sociais. Marta destaca que “com as ações do Tocar Guajeru, espera-se que haja um maior fortalecimento da função protetiva das famílias guajeruenses, já que a música, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo é uma forma de transmitir idéias e informações.”

Matarial didático e instrumentos serão oferecidos pelo Governo Municipal. Foto: ASCOM/Guajeru.

Na oportunidade o prefeito Gil Rocha ressaltou a preocupação do atual governo em desenvolver ações em várias áreas da administração pública e destacou a importância do projeto para os jovens guajeruenses: “Vocês agora terão a oportunidade de contato com a música com as aulas de violão que serão dadas pelo professor Rafael. E vocês, dessa primeira turma, são privilegiados por terem essa oportunidade. Muitos aqui poderão desenvolver o dom e serem músicos profissionais.” Destacou Gil Rocha.

O primeiro grupo do projeto “Tocar Guajeru” é formado por aproximadamente 50 jovens entre 09 e 16 anos, divididos por grupo, e as aulas, que já tiveram início, acontecerão duas vezes por semana e serão ministradas pelo músico caculeense Rafael Brito.